Páscoa - Cristo está vivo !

 

O que significa para o Cristão ? 


Figura 1 - A ressurreição.

"Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo." Jo 3, 16,17.

Quando alguém se torna de fato um cristão, a sua fé passa a ser o próprio Cristo como Senhor e Salvador de sua vida. Os três dias que consolidam a chamada "semana santa" foram na verdade a confirmação da Nova Aliança que Deus fez com toda a humanidade pecadora para que a corrupção inserida no mundo por meio da desobediência de um homem (Adão) fosse corrigida e desfeita pela total obediência do Filho do Homem (Jesus Cristo).

No livro de Gênesis podemos ver que quando Deus criou todas as coisas, Ele deixou como seu representante máximo na Terra o homem. Tudo era perfeito e agradava o coração de Deus. 

"E Deus viu que  tudo o que havia feito era muito bom." Gn 1, 31.

É difícil pensar que este mundo como conhecemos hoje, cheio de corrupção, avareza, inveja, vaidade, ganância e todo tipo de maldade tenha sido perfeito, mas no princípio tudo caminhava na mais perfeita ordem, conforme a vontade de Deus. Porém, Satanás, o inimigo de Deus, enganou Eva (a mulher de Adão) e esta convenceu Adão a cometer o pecado original, ou seja, a desobedecer pela 1ª vez uma ordem que Deus havia dado a eles (ato de rebeldia).

"E o Senhor deu ao homem a seguinte ordem: 
- Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore, pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá." Gn 2, 17.

Adão comeu do fruto proibido e imediatamente sua nudez foi revelada. É interessante que o conhecimento do bem e do mal, inseriu a malícia aos olhos do homem. Se antes o homem era puro e inocente, ao desobedecer a Deus, ele passou a ser culpado de seu ato. Deus havia advertido o homem que se comesse da árvore do conhecimento, que ele morreria. 

Mas porque apenas um ato de desobediência fez com que o homem sofresse um castigo tão duro que foi a morte? O problema é que a partir daquele momento, a natureza pecaminosa passou a fazer parte do coração do homem. Com o passar do tempo esta natureza mundana viria a se fazer mais e mais presente no modo de ser do homem levando-o cada vez mais a ser desobediente a Deus e obediente a Satanás. Devemos ter em mente que se algo não é para o bem então é para o mal. Tudo que é contrário a Deus agrada a Satanás, não tem meio termo. E de fato, o livro de Gênesis mostra que a maldade foi aumentando e se espalhou por toda a terra Gn 6, 1-8. 

O homem foi criado para ser representante de Deus na terra e não para desobedecê-lo. Como representante de Deus o homem era eterno e não conhecia a morte. Mas uma vez desobediente, a vida eterna não se justificaria, pois, cada vez mais a maldade estaria presente no homem e o Ser que era perfeito passaria a se distanciar mais e mais de Deus.

"Aí ele disse: 
- Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco." Gn 1, 26.

"Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. " Gn 1, 27.

Olhando para nós hoje, será que somos parecidos e semelhantes a Deus? Não, pelo contrário, estamos muito longe de vivermos em santidade, pois o pecado se alastrou pelo mundo que é governado por Satanás. O mundo está perecendo cada vez mais na escuridão.

"Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno." 1Jo 5, 19.

O homem é criação de Deus mas deixou-se levar pela influência maligna e está sob efeito dela cada vez mais. Então a existência eterna do homem na terra não teria mais sentido porque quanto mais o tempo passa mais temos a tendência de nos afastar de Deus e de nos aproximar de Satanás, seja de forma consciente ou inconsciente.

Então a obra de Deus fracassou? A humanidade e toda a criação está perdida? A resposta é: definitivamente não !

Quando lemos o Antigo Testamento, percebemos que, apesar das várias quedas do homem perante Deus, o Criador nunca nos abandonou. A bíblia nos mostra que Deus sempre esteve e sempre estará conosco, chamando nossa atenção para a correção, nos auxiliando, nos perdoando e principalmente nos amando. Afinal, a obra de Deus foi criada perfeita e é assim que ela voltará a ser um dia. O homem voltará a ser imagem e semelhança de Deus e voltará a ter a vida eterna, os animais deixarão de ser predadores e presas, a terra toda voltará a dar fartura em alimentos, enfim, o mal deixará de existir sobre a terra ( Is 65, 17-25  ;  Ap 21 e 22 ).

Uma vez, uma amiga minha e pastora me disse que sempre quando vamos ler o Antigo Testamento devemos ter em mente que tudo nele está ligado a Cristo.  É um engano achar que pelo fato de Cristo só aparecer explicitamente no Novo Testamento, que Ele não tenha ligação com o Antigo Testamento. Tudo que está na Palavra de Deus nos remete à Cristo, TUDO! Vou mais longe ainda e digo que toda nossa existência deve ser direcionada a Cristo.

"Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas. Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele Deus criou todo o Universo. Antes de tudo, ele já existia e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia. Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo. Pois é pela própria vontade de Deus que o Filho tem em si mesmo a natureza completa de Deus. Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu." Cl 1, 15-20.

A criação do mundo foi feita por meio de Cristo, porque Cristo é a Palavra de Deus e Deus criou todas as coisas por meio da Palavra.

"Então Deus disse: 
- Que haja luz!
E a luz começou a existir." Gn 1, 3.

"Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus e era Deus. Desde o princípio a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. Jo 1, 1-4.

Cristo é Deus ! 
Isto significa que o Filho  possui a mesma natureza do Pai pois, Cristo é semelhante a Deus.

"Deus disse:
- EU SOU QUEM SOU." Gn 3, 14.

"Por isso Jesus disse:
- Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que EU SOU QUEM SOU. E saberão também que não faço nada por minha conta, mas falo somente o que o meu Pai me ensinou." Jo 8, 28.

"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, EU SOU! - respondeu Jesus." Jo 8, 58.

Mas porquê o Primogênito de Deus teve que vir ao mundo como homem e ser sacrificado em favor de toda a humanidade pecadora? Deus não podia perdoar todo mundo de uma vez já que ama tanto a nós?

A resposta é porque a justiça de Deus é perfeita, e de acordo com ela toda humanidade estava condenada no fim dos tempos. Todos somos pecadores e estamos separados da santidade de Deus. Éramos semelhantes a Deus mas por herança que temos da natureza pecaminosa que entrou no coração de Adão, nosso ancestral, temos em nosso DNA a mesma natureza pecaminosa. Neste mundo dominado pelo maligno temos em nossa carne a predisposição do pecado e o cometemos facilmente. Mas existe o espírito e é por causa dele que Deus quer nos resgatar, porque fomos criados com perfeição e assim devemos ser restaurados.

No Antigo Testamento Deus mostra em várias passagens que é por meio do derramamento de sangue de um inocente que os pecados são perdoados. Injusto? Quem somos nós para questionarmos nosso Criador? O que sabemos da perfeição de Deus? 

A primeira vez que Deus mostra isto está em Gênesis. Quando Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles viram que estavam nus e cobriram suas vergonhas com folhas.

"Nesse momento os olhos dos dois se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Então costuraram uma folhas de figueira para usar como tangas." Gn 3, 7.

Mas Deus, depois de descobrir o pecado cometido por eles os repreendeu e imediatamente mostrou como a vergonha causada pelo pecado deveria ser coberta. 

"E o Senhor Deus fez roupas de peles de animais para Adão e a sua mulher se vestirem." Gn 3, 21.

As peles dos animais usadas por Deus e que serviram para cobrir as vergonhas de Adão e Eva, exigiram o sacrifício destes animais. Esta foi a primeira demonstração de Deus sobre como toda pessoa deveria proceder quando sentisse vergonha  de seus pecados e se arrependesse de fato. O sangue de um inocente sendo derramado em favor do pecador.

Mais adiante, ainda no livro de Gênesis, Abel que era um dos filhos de Adão ofereceu um sacrifício para Deus agradando-o muito. Abel sacrificou o primeiro carneirinho nascido de seu rebanho e ofereceu as melhores partes a Deus Gn 4, 4.

No livro de Êxodo vemos que quando o povo liderado por Moisés estava prestes a deixar o Egito, Deus enviou a 10ª praga que faria com que o faraó concordasse com a libertação do povo de Deus. O anjo da morte passaria pelo Egito e levaria todo primogênito de toda família. Porém, as casas que tivessem seu batentes nas portas marcadas com o sangue de um carneirinho ou de um cabrito, não seriam visitadas pelo anjo da morte Êx 11. Mais uma vez Deus mostrou que o sangue de um inocente (um animal) deveria ser derramado em favor da salvação de pecadores, pois os hebreus eram o povo escolhido mas nem por isso deixavam de cometer pecados.

Quando o povo de Deus estava cruzando o deserto em busca da terra prometida, Deus os orientou a oferecerem de tempos em tempos, ofertas sacrifícios a Deus e entregá-las aos sacerdotes do Tabernáculo (onde Deus habitava com o seu povo). Tais ofertas eram animais sem defeitos e sem manchas cujo sangue derramado no altar produziria o perdão dos seus pecados.  Anos mais tarde, em Jerusalém, o povo periodicamente oferecia sacrifícios no Templo com o mesmo intuito de terem seus pecados perdoados por Deus.  

Eles não sabiam, mas Deus estava mostrando a todos como o perdão de toda a humanidade seria perdoado de uma única vez: o sacrifício perfeito e único veio de um Cordeiro sem manchas e sem pecados. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: Jesus Cristo de Nazaré.

"O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos uma vida correta. Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados." 1Pe 2, 24.

Jesus Cristo veio para que se cumprisse a vontade de Deus. Ele veio manso, inocente, e totalmente obediente à Vontade do Pai, em nosso favor. Se Cristo quisesse, Ele poderia ter resolvido tudo enviando os milhões e milhões de anjos celestiais para combaterem os inimigos de Deus. Mas Deus queria que o sacrifício perfeito fosse realizado, e por amor a nós Ele enviou seu Filho Unigênito para ser crucificado.

Quando Jesus estava na cruz e seu sangue foi derramado, Ele tomou sobre si toda a nossa culpa. O sangue derramado na cruz justificou a nossa salvação. Por meio de Cristo, Deus nos perdoa e nos recebe de volta para a vida Eterna que ainda está por vir. É por isso que é tão importante crer que Cristo é o nosso Salvador, porque se não o fazemos estamos ignorando o maior dos sacrifícios. Como desdenhar do amor de Deus para conosco ao enviar o Filho Amado dele em nosso favor. 

O alto preço foi pago.

Em apocalipse vemos que no fim dos tempos todos serão julgados pelos seus pecados e muitos serão condenados. A única maneira, e não há outra, de sermos salvos neste dia é crermos de fato em Cristo como nosso Senhor e Salvador. 

"Jesus respondeu:
- Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim." Jo 14, 6.

A salvação é dada pela fé e não pelas obras. Ainda que alguém seja uma pessoa extraordinária no caráter, que faça inúmeras obras de caridade e ame o próximo, se ela não crer em Cristo então ela não será salva. Porém, se a pessoa mais degradante e cruel que existe no mundo se arrepender de seus pecados verdadeiramente em algum momento de sua vida e reconhecer de fato que Cristo é o seu Salvador, esta será salva.

A salvação é de graça!

Portanto, devemos ver a sexta-feira da paixão de Cristo como o dia a partir do qual a salvação foi dada a todo aquele que crer em Cristo. Este é um dia de agradecimento e alegria. 

A Palavra de Deus mostra que Jesus morreu numa sexta-feira e seu corpo foi colocado em uma gruta que foi lacrada e vigiada para que ninguém nela entrasse. Quando chegou o sábado dá para imaginar como os discípulos de Jesus se sentiam. Acredito até que como um meio natural, que muitos ficaram perplexos com o acontecido e que mesmo Jesus tendo avisado a todos que tudo isto aconteceria e que depois ele ressuscitaria, ainda sim, eles deveriam estar apavorados e perdidos sem saber o que fazer a partir daquele dia. O período do sábado deve ter sido angustiante. 

Em uma pregação sobre o dia do sábado após a crucificação, o pastor colocou muito bem a Palavra fazendo analogia com o nosso dia a dia. Quantas vezes passamos por algo que é determinante em nossas vidas, que nos trouxe tristeza, ansiedade ou medo? Quando não estamos firmados na fé em Cristo, nos sentimos fragilizados ou ainda apavorados com o que vai acontecer. Este é o sábado de nossas vidas. Mas Cristo mostrou que depois veio o domingo e ele venceu a morte. 

Cristo ressuscitou ! Cristo vive, aleluias !

Assim devemos também firmar nossas esperanças em Cristo e em Deus. Ainda que as provações venham em nossas vidas, que nós saibamos passar emos pelo nosso período de sábado cheios de fé e firmados na certeza da vitória em Cristo, assim como Ele mesmo venceu a morte.

A respeito disto, a ressurreição do domingo de páscoa nos mostra que se somos de Cristo, cremos Nele, e portanto, assim como Ele ressuscitaremos um dia para a vida eterna. Uma vida eterna no reino de Deus que será estabelecido aqui mesmo na terra. 

Jesus Cristo prometeu que um dia voltará e a terra será restaurada por toda eternidade.  

"Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: 
- Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles." Ap 21, 1-3.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog