Apocalipse - Parte 3b

 

Cartas de Cristo às 7 igrejas - capítulos 2 e 3.


No estudo sobre as cartas que nosso Senhor Jesus Cristo enviou às 7 igrejas da Ásia Menor, vimos as cartas enviadas às igrejas de Éfeso, Esmirna e Pérgamo. Continuaremos aqui estudando as cartas enviadas às igrejas de Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia (ver Figura 1)

Figura 1 - 7 igrejas da Ásia Menor

Igreja de Tiatira

Apresentação de Cristo:

"Ao anjo da igreja de Tiatira escreva o seguinte: Esta é a mensagem do Filho de Deus, que tem olhos que brilham como fogo e pés brilhantes como bronze polido." Ap. 2, 18.

Cristo se apresentou como aquele que tem olhos brilhantes como fogo, aquele que tudo vê e que tudo julga, pois ele tem o poder de julgar nossas atitudes. O olhar de Cristo quando ele veio na terra foi especialmente um olhar de compaixão por todas as pessoas. Seu amor incondicional por nós foi e é evidenciado em tudo que ele fez e faz pelas pessoas intercedendo nossas causas junto a Deus. No entanto, para os cristãos da igreja de Tiatira Jesus deixou claro que seu olhar é também um olhar puro e que julga toda a ação de pecado, um olhar que queima como fogo e dele nada passa oculto. Jesus reforçou ainda sua autoridade e poder dizendo que seus pés brilham como bronze polido e que com eles esmagará toda iniquidade. Jesus Cristo, o justo juiz.

Elogio de Cristo: 

"Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm amor, são fiéis, trabalham e aguentam o sofrimento com paciência. Eu sei que vocês estão fazendo mais agora do que no princípio. " Ap. 2, 19. 

A igreja de Tiatira recebeu elogios de Jesus e mostrou-se mais dedicada em suas obras do que no início. Ao olhar que tudo vê, as boas obras e as intenções dos corações não passam despercebidas e contarão ponto a favor de cada um quando houver o juízo final.

Exortação de Cristo: 

"Porém tenho contra vocês uma coisa: é que toleram Jezabel, aquela mulher que diz que é profetisa. Ela leva os meus servos para o mau caminho, ensinando-os a cometer imoralidade sexual e a comerem alimentos que foram oferecidos aos ídolos. Eu lhe dei tempo para abandonar os seus pecados, porém ela não quer deixar a imoralidade. Portanto, eu a jogarei numa cama, onde ela e os que com ela cometerem adultério sofrerão horrivelmente. Farei isso agora, a não ser que eles se arrependam das coisas más que fizeram junto com ela. Matarei os seguidores dela, e então todas as igrejas saberão que eu sou aquele que conhece os pensamentos e os desejos de todos. Eu pagarei a cada um de vocês de acordo com o que tiver feito.
Porém, aí  em Tiatira o resto de vocês não seguiu esse mau ensinamento. Vocês não aprenderam o que alguns chamam de os segredos profundos de Satanás. Afirmo que não porei mais nenhuma carga sobre vocês. Mas, até que eu venha, guardem bem aquilo que vocês têm." Ap. 2, 20-25.

Jesus chama a atenção da igreja de Tiatira porque seus membros estavam se deixando contaminar com práticas imorais e ensinamentos que provém de Satanás. No antigo testamento, mais especificamente nos livros de I e II Reis, é relatada a história de Jezabel, uma princesa fenícia que casou-se com o rei Acabe de Israel. Ela era vista como sacerdotisa e defendia fortemente a idolatria ao deus pagão Baal. Entre as imoralidades, a bíblia conta que atos de sacrifícios de crianças eram feitos a este deus e muitos profetas de Deus foram perseguidos por ela, inclusive o profeta Elias que liderou uma resistência a estas práticas imorais derrotando os profetas de Baal. A profecia de Elias se concretizou, e Jezabel no final morreu atirada do alto de uma janela cujo corpo foi devorado pelos cães. O ponto principal foi que antes de ser desmascarada, Jezabel seduziu muitos israelitas que passaram a aceitar suas práticas pagãs em suas vidas. Isto foi exatamente o que estava acontecendo com alguns cristãos da igreja de Tiatira: aceitação a práticas de idolatria. Ensinamentos ditos como "segredos" sutilmente estavam infiltrando no corpo desta igreja e Jesus chamou a atenção para tal imoralidade.

Promessa para o vencedor:


"Aos que conseguirem a vitória e continuarem a fazer até o fim a minha vontade eu darei a mesma autoridade que recebi do meu Pai: autoridade sobre as nações para governá-las com uma barra de ferro e quebrá-las em pedaços como se fossem potes de barro. Eu lhes darei a estrela da manhã.
Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas." Ap. 2, 26-29.

Jesus encerra a carta dizendo que ao vencedor, ou seja, aos que não se deixarem contaminar por doutrinas pagãs, é dada a promessa de reinarem sobre todas as nações no fim dos tempos. Mais adiante no livro de apocalipse veremos que os que reinarão com Cristo serão os que cristãos arrebatados quando Cristo vier nas nuvens glorificado, ou seja, os cristãos vencedores ou as primícias de Deus Ap. 7, 9-17. Eles terão vivido as tribulações da vida sem terem perdido o que conquistaram diante de Deus e não passarão pela grande tribulação que será um período de 3 anos e meio de grandes provações que ocorrerão na terra (explicado mais adiante no livro de apocalipse).

Igreja de Sardes

Apresentação de Cristo:

"Ao anjo da igreja de Sardes escreva o seguinte: Esta é a mensagem daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas." Ap. 3, 1.

Cristo se apresentou como aquele que tem os 7 espíritos de Deus. O número 7 figura a completude da espiritualidade, ou seja, Jesus Cristo é aquele tem o Espírito Santo de Deus. Além disso, Jesus Cristo tem em suas mãos as 7 estrelas, ou seja, é ele quem lidera as igrejas por meio seus líderes.

Exortação de Cristo: 

"Eu sei o que vocês estão fazendo. Vocês dizem que estão vivos, mas, de fato, estão mortos. Acordem e fortaleçam aquilo que ainda está vivo, antes que morra completamente; pois sei que o que vocês fizeram não está ainda de acordo com aquilo que o meu Deus exige. Portanto, lembrem do que aprenderam e ouviram. Obedeçam e se arrependam. Se não acordarem, eu os atacarei de surpresa, como um ladrão, e vocês não ficarão sabendo nem mesmo a hora da minha vinda." Ap. 3, 1-3.

A igreja de Sardes era uma igreja que dava mais valor à doutrina cristã do que em firmarem o seu amor em Cristo. Eram conhecedores da Palavra mas não a viviam. Por isso Jesus Cristo disse que estavam mortos e precisavam encher-se da presença do Espírito Santo de Deus. Os cristãos são exortados a não somente obedecerem mas a se arrependerem, pois o arrependimento provém do humilhar-se e sujeitar-se completamente a Cristo. Jesus adverte que todos que não o fizerem, não serão arrebatados pois só os vencedores participarão da ressurreição na segunda vinda de Jesus (arrebatamento).  


Elogio de Cristo: 


"Mas alguns de vocês de Sardes têm conservado limpas as suas roupas. Vocês andarão comigo vestidos de roupas brancas, pois merecem esta honra." Ap. 3, 4.

Uma minoria dos membros da igreja de Sardes mantinha seus corações alimentados pelo amor em Jesus Cristo e a estes foi-lhes prometido a honra de vestirem de branco (vestes da salvação) e andarem com Cristo. Interessante, que em  todas as outras cartas Cristo faz elogios primeiro e depois faz exortações às igrejas, porém, para Sardes a ordem foi invertida. Isto mostra que em suas cartas primeiro Cristo fala para a maioria dos cristãos da igreja e depois para a minoria, reforçando o seu caráter de justiça. A maior parte da igreja de Sardes estava carente da presença do Espírito Santo, e daí a necessidade primeiro da exortação. 

Promessa para o vencedor: 

"Aqueles que conseguirem a vitória serão vestidos de branco, e eu não tirarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim.
Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas." Ap. 3, 5-6.

Jesus encerra a carta dizendo que ao vencedor, ou seja, aos que mantiverem sua fé e seu amor em Cristo de modo algum serão condenados permanecendo seus nomes no Livro da Vida.

Igreja de Filadélfia

Apresentação de Cristo:

"Ao anjo da igreja de Filadélfia escreva o seguinte: Esta é a mensagem daquele que é santo e verdadeiro. Ele tem a chave que pertencia ao rei Davi; quando ele abre, ninguém fecha; e quando ele fecha, ninguém abre." Ap. 3, 7.

Cristo se apresentou como aquele que é santo e verdadeiro. Os cristãos da igreja de Filadélfia baseavam sua relação com Cristo no amor verdadeiro e não na doutrina como era o caso da igreja de Sardes. Jesus reforçou que somente ele tem o poder de salvar e de condenar de modo que todos os cristãos desta igreja deveriam continuar confiando apenas em seu amor por Cristo.

Elogio de Cristo: 

"Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm pouca força. Vocês têm seguido os meus ensinamentos e têm sido fiéis a mim. Eu abri diante de vocês uma porta que ninguém pode fechar. Escutem! Quanto àquela gente que pertence a Satanás, aqueles mentirosos que afirmam que são judeus, mas não são, eu farei com que eles venham e caiam de joelhos diante de vocês. E todos saberão que eu amo vocês. Vocês têm obedecido à minha ordem para aguentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para pôr à prova os povos da terra. Eu venho logo. Guardem o que vocês têm, para que ninguém roube de vocês o prêmio da vitória." Ap. 3, 8-11.

A igreja de Filadélfia não tinha poder econômico e política, por isso Jesus falou em pouca força. Porém era uma igreja fiel a Jesus e aguentava todo o sofrimento com paciência. Para os que permanecessem assim durante sua vida, Jesus prometeu que não passarão pela grande tribulação e serão arrebatados na época de sua segunda vinda. Durante o período do milênio citado mais tarde no livro de apocalipse, os vencedores de Filadélfia reinarão com Cristo e todos saberão disto. 

Exortação de Cristo:

Assim como a igreja de Esmirna que era pobre e sofredora, a igreja de Filadélfia que também era pobre e aguentava com paciência as provações não foi exortada por Jesus Cristo que não teve nada contra ambas igrejas.  

Promessa para o vencedor: 

"A pessoa que conseguir a vitória, eu farei com que ela seja uma coluna no templo do meu Deus, e essa pessoa nunca mais sairá dali. E escreverei nela o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que virá do céu, da parte do meu Deus. E também escreverei nela o meu novo nome.
Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas." Ap. 3, 12-13.


A promessa ao vencedor desta igreja será morar com Cristo na nova Jerusalém reinando eternamente com ele.  

Igreja de Laodicéia

Apresentação de Cristo:

"Ao anjo da igreja de Filadélfia escreva o seguinte: Esta é a mensagem do Amém, da testemunha fiel e verdadeira, daquele por meio de quem Deus criou todas as coisas. " Ap. 3, 14.

Cristo se apresentou como aquele no qual toda a vontade de Deus se converge, que veio como homem conforme a vontade do Pai e se sacrificou por todos nós. Cristo é o Verbo de Deus desde o princípio.

Elogio de Cristo: 

Não houve elogios à igreja de Laodicéia. 

Exortação de Cristo: 

"Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que não são nem frios nem quentes. Como gostaria que fossem uma coisa ou outra! Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca. Vocês dizem: Somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos. Mas não sabem que são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos. Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver. Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam. Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos." Ap. 3, 15-20.

A igreja de Laodicéia era uma igreja que não passava por dificuldades e talvez por isso, seus membros pouco se comprometiam com a obra de Cristo: eram mornos. Provavelmente, frequentavam às reuniões na igreja, ouviam a Palavra, até louvavam a Cristo mas nada fazia em obras. Jesus chama a atenção que tal modo de agir (mornidão) é ainda pior do que aquele que não havia se convertido de fato, pois estes ainda não o conhecem e podem ser transformados se for a vontade de Deus. Jesus fala: "Sei que não são nem frios nem quentes. Como gostaria que fossem uma coisa ou outra!"  A igreja de Laodicéia não passava por provações, gozava de certo conforto e isto acomodou os seus membros. Jesus exortou para que os cristãos despertassem, se arrependessem e produzissem obras para Deus. Aos que se encontravam nesta condição ainda havia chance de mudança de atitude: Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.

Promessa para o vencedor: 

"Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se assentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono de meu Pai.
Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas." Ap. 3, 21-22.

A promessa ao vencedor desta igreja será morar reinar com Cristo, pois, somente aqueles que comprarem suas vestes brancas por meio das obras é que terá o direito ao reinado. è importante diferenciar a salvação com o reino. A salvação é dada por Deus de graça, não depende de nossas obras bastando apenas crer que Cristo é o nosso Senhor e Salvador. Estes não serão condenados ao fogo eterno e morarão com Cristo em seu reino. Mas há galardões que serão dados a todos de acordo com as obras; quanto maior for a dedicação à obra de Cristo maior será a recompensa (salvação com direito ao reinado - posição de destaque no reino de Deus).  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog